Antes de tudo, até que se prove o contrário, todo investimento é confundido com custo.Por isso, convencer seu gestor exige alguma argumentação: é preciso mostrar a ele que, na verdade, investir na manutenção trará mais dinheiro ao caixa da indústria, e não o contrário.

Para te ajudar nessa missão, separamos aqui 5 passos valiosos:

1.Apresente números

apresentação de números para investir em manutenção.

De antemão, nada convence mais que dados palpáveis. Por isso, saiba apresentar os benefícios de investir na manutenção que você está pedindo de forma objetiva e atrelada aos lucros da empresa. Para isso, levante informações como:

  • A capacidade total de produção da planta ou setor para o qual você está buscando investimento;
  • Quantidade de horas paradas sem planejamento a planta/setor teve nos últimos meses;
  • Quantos produtos foram produzidos com defeito;
  • Qual o número de equipamentos críticos a planta/setor tem, sem os quais a produção pararia.

Para agregar ainda mais valor às informações que coletar, você pode fazer uma relação com dados estatísticos e mostrar como o investimento trará lucros.

2.Envolva outros setores

envolvimento de outros setores para investir na manutenção.

Para tornar sua ideia ainda mais atrativa, mostre que ela terá impactos positivos em outras áreas da manutenção. Veja alguns exemplos para você se inspirar:

  1. PRODUÇÃO
  • Maior eficiência produtiva com o investimento;
  • Redução de horas paradas;
  • Menor interferência na qualidade dos produtos.

2. SEGURANÇA NO TRABALHO

  • O investimento vai ajudar a prevenir acidentes;
  • Estará em conformidade com as Normas Regulamentadoras (NRs).

3. FINANÇAS

  • Um alto retorno financeiro (ROI) com o investimento;
  • Aumentará o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE)

3.Facilite a comunicação

facilidade em comunicação para investir na manutenção

É preciso falar a língua do seu gestor para que ele entenda e compre a sua ideia. Portanto, evite usar termos técnicos e aborde assuntos que fazem parte do dia a dia da gestão.

Ao invés de entrar em detalhes sobre análise de vibração e modos de falha, por exemplo, mostre como o produto ou serviço que você quer adquirir ajuda na tomada de decisões, disponibilidade da planta, confiabilidade dos ativos, otimização do trabalho, aumento da receita…enfim, questões que trazem uma visão mais global da empresa.

Às vezes, uma boa forma de colocar o seu gestor em contato direto com a demanda é trazê-lo para conversar com especialistas na solução que você procura. Se você precisa de verba para investir no monitoramento online de ativos, pode agendar uma conversa com a Tebe neste link e tirar todas as dúvidas do seu gestor ao vivo e de forma rápida.

4. Dê exemplos de sucesso

Além disso, uma ótima forma de ilustrar os benefícios da sua proposta é mostrando cases de sucesso. Se você encontrar informações sobre o retorno que uma indústria do mesmo segmento que a sua teve, muito provavelmente isso chamará a atenção do seu gestor.

Afinal, ele terá um bom parâmetro de comparação para visualizar os possíveis resultados do seu pedido.

5. Antecipe as objeções

Certamente, seu chefe irá lhe fazer perguntas e questionamentos. Portanto, esteja preparado para não ser surpreendido com questões básicas, tais como:

  • Isso irá custar quanto?
  • O que queremos com isso?
  • Quais são os resultados esperados?

Seguindo os passos anteriores, você já deve ter essas respostas em mãos. Agora, o segredo é treinar o seu discurso e calibrar para que ele seja assertivo!

Leave A Comment