Sem investimentos milionários: A Indústria 4.0 é amplamente discutida devido às novas tecnologias, comportamentos e tendências de mercado.

Dessa forma, muitas empresas estão buscando maneiras de acompanharem e se adequarem a essas mudanças, especialmente nessa nova era da digitalização e automação. No entanto, sabemos que nem todas as empresas têm recursos financeiros para realizar um investimento significativo em tecnologia.

Se esse é o caso da sua empresa, esse artigo é para você. Vamos juntos rumo ao futuro da tecnologia?

O que é a indústria 4.0?

Como esse conceito é ainda muito recente, vamos começar por aqui.

A Indústria 4.0, integra tecnologias digitais avançadas na produção para aumentar a eficiência, flexibilidade, adaptabilidade e reduzir custos.

Em linhas gerias, esse termo surgiu para descrever a grande transformação que já vinha acontecendo nas empresas para produzir seus bens e serviços.

Para tangibilizar esse conceito, trouxemos abaixo alguns dos principais elementos associados à indústria 4.0:

1. Internet das coisas (IoT)

Essa tecnologia conecta dispositivos, máquinas e sistemas à internet, permitindo coleta de dados em tempo real e comunicação entre componentes na produção.

2. Computação em nuvem

A computação em nuvem permite o armazenamento, o processamento e acesso a dados de maneira escalável e flexível, facilitando a gestão de grandes volumes de informações geradas pela produção.

3. Big data e análise de dados

O uso de Big data envolve a análise de grandes conjuntos de dados para extrair informações valiosas, insights e padrões que podem orientar a tomada de decisões na produção.

4. Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina

Sistemas de IA e aprendizado de máquina são empregados para automatizar processos, prever falhas, otimizar a produção e melhorar a eficiência operacional.

5.Manufatura aditiva (impressão 3D)

Permite a criação de peças e produtos camada por camada, oferecendo maior flexibilidade na produção e na capacidade de criar designs complexos.

Por que não precisa de investimentos milionários para colocar em prática a indústria 4.0?

Hoje em dia é cada vez mais comum ver empresas adotando esse conceito e incorporando robôs, dispositivos, drones e outras tecnologias em seus processos.

Ao implementar essas tecnologias e práticas, as médias e grandes empresas conseguem reduzir custos significativamente, obtendo um retorno de investimento muito maior do que o inicialmente aplicado.

Um ponto importante a ser destacado é que a implementação da indústria 4.0 traz benefícios que vão além do aspecto financeiro.

Ela também impacta positivamente em trabalhos repetitivos e exaustivos que antes eram realizados exclusivamente por humanos, mas agora contam o auxílio da tecnologia.

É importante ressaltar que a tecnologia não está aqui para substituir a mão de obra, mas sim para qualificar e apoiar ainda mais, com o objetivo comum de garantir a saúde financeira da empresa.

Isso por sua vez aumenta a eficiência nas operações, autogerencimento dos setores, melhorias contínuas dos fluxos de trabalhos e a modernização dos negócios.

indústria 4.0 sem investimentos milionários

Os dados comprovam

Uma pesquisa feita pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) revelou que a maioria das indústrias no país (73%) utilizam pelo menos uma tecnologia digital em suas operações. Embora ainda não seja o número ideal, isso indica que estamos caminhando na direção certa.

Muitas pessoas pensam que a indústria 4.0 envolve o uso de ferramentas complicadas e caras, e que apenas grandes empresas internacionais podem adotar esse novo modo de produção.

Se olharmos dessa forma, concluímos que as empresas precisam fazer investimentos milionários para se integrarem a essa tecnologia e avançarem na inovação industrial.

No entanto, um programa piloto chamado Indústria Mais Avançada, realizado pelo SENAI entre maio de 2018 e outubro de 2019 em 43 empresas de 24 estados, mostrou que o uso de ferramentas de baixo custo, como sensoriamento, computação em nuvem e internet das coisas (IoT), teve um impacto positivo na produção do mercado.

Isso significa que as empresas não precisam fazer investimentos milionários para obter resultados significativos com a indústria 4.0.

O programa também concluiu que o aumento da produtividade está diretamente relacionado à capacidade de aprendizado durante o processo produtivo e à transformação desses aprendizados em ações concretas.

E então, você está preparado para aderir ao futuro da indústria 4.0?

indústria 4.0 sem investimentos milionários

Agora não há mais desculpas ou justificativas, é hora da sua empresa adotar a indústria 4.0 de acordo com sua disponibilidade financeira, e nós podemos ajudar!

No 3º TEBE Talks, tivemos a participação do Cleber Candido, CEO da Cesla, que compartilhou 3 passos para implementar projetos da indústria 4.0. Confira o conteúdo completo aqui e saiba por onde começar.

Além disso, uma das outras maneiras que podemos ajudar a sua empresa a se integrar à indústria 4.0 é por meio da implementação de sistemas de monitoramento e controle remoto.

Esse é o caso do nosso sensor de vibração, que irá te ajudar a identificar defeitos antes que se tornem falhas críticas em seu ativo.

Vantagens de aplicar a indústria 4.0 na sua empresa

Suas vantagens são inúmeras e com diversas aplicações, principalmente na indústria, manutenção preditiva e monitoramento de máquinas. Elencamos abaixo algumas das principais:

  • Detecção precoce de problemas

Os sensores de vibração podem identificar sinais de anomalias e defeitos mecânicos nas máquinas antes que esses problemas se agravem. Isso permite a detecção precoce e a intervenção proativa.

  • Redução dos custos de manutenção

Ao antecipar falhas e programar a manutenção de acordo, os custos associados à manutenção corretiva, paradas não programadas e substituição de componentes podem ser significativamente reduzidos.

  • Aumento da vida útil dos ativos

A detecção precoce de problemas mecânicos permite que a equipe de manutenção intervenha antes que ocorram danos significativos, contribuindo para aumentar a vida útil dos equipamentos.

  • Gestão eficiente dos ativos

Os sensores de vibração ajudam na gestão eficiente de ativos, permitindo que as empresas priorizem a manutenção e a substituição de equipamentos com base em dados reais.

No geral, esse tipo de tecnologia permite que você e a sua empresa acompanhem seus processos de produção em tempo real. Dessa forma é possível identificar gargalos, otimizar a eficiência e reduzir custos operacionais, sem a necessidade de grandes investimentos.

É hora de implementar!

Chegamos ao fim desse artigo e esperamos que você tenha entendido que a sua empresa não precisa ter no planejamento significativamente grande para se modernizar. Isso significa que você pode começar com pequenas melhorias, e à medida que colher os benefícios, investir em novas tecnologias e expandir sua integração à indústria 4.0.

Para continuar recebendo mais conteúdos como esse, inscreva-se na nossa newsletter.

Leave A Comment