Investimento em manutenção preditiva: Você sabia que a forma como fazemos manutenção hoje nem sempre foi a mesma? Assim como a indústria passou por várias mudanças ao longo do tempo, a manutenção também evoluiu até chegar ao ponto em que estamos agora.

No passado, quando as primeiras indústrias surgiram, as pessoas não consideravam a manutenção tão importante e só a realizavam quando a máquina parava completamente. Nesse momento, as equipes tentavam restabelecer o funcionamento do equipamento.

Ou seja, tudo dependia da manutenção corretiva, que realizava serviços básicos com frequência, como a limpeza dos equipamentos, sem preocupação com a saúde dos ativos.

Quer saber como chegamos ao momento atual, em que a tecnologia e a manutenção preditiva se tornaram essenciais para as indústrias?

Vamos explicar melhor sobre essa linha do tempo e a importância do investimento nesse sentido.

A evolução da manutenção

Como mencionamos, com o aumento do número de indústrias, a manutenção se viu pressionada a se desenvolver pela necessidade latente de prevenir quebras inesperadas..

Com isso, chegamos na 1ª geração da manutenção, período em que os consertos aconteciam após as falhas.

Isso por sua vez gerava baixa disponibilidade de equipamentos e sendo caracterizada também por manutenção corretiva de emergência.

Após esse momento, desenvolvemos várias melhorias na manutenção para resolver problemas operacionais, dando origem à 2ª geração, chamada de manutenção preventiva.

Ao contrário da corretiva, planejávamos essa modalidade e focávamos em garantir a disponibilidade dos ativos através do monitoramento baseado no tempo.

Depois disso, veio a 3ª geração, tornando a manutenção preditiva ainda mais eficiente.

Essa abordagem proativa utilizava dados e análises para prever possíveis falhas nos equipamentos industriais, permitindo programar intervenções antes que ocorram problemas.

Além disso, baseamos esse tipo de manutenção na condição de cada equipamento, identificada pela precisão do monitoramento online por meio de sensores de vibração.

Ainda vale ressaltar que seus principais objetivos são de evitar a indisponibilidade das máquinas, aumentar a confiabilidade dos ativos, bem como prolongar a vida útil.

E por meio dessa evolução, conseguimos entender que nem todo equipamento precisa dos mesmos tipos de manutenção.

Em determinados casos, por exemplo, é mais vantajoso manutenções periódicas, já em outros, monitorar a vida útil dos componentes para trocar no momento ideal.

Com tudo isso, para uma empresa ser eficiente, garantindo a produtividade e os custos é necessário fazer a manutenção dos seus ativos de forma correta.

A manutenção preditiva na sua indústria

Depois dessa linha do tempo, percebemos que a manutenção preditiva pode ser benéfica em muitos casos, ajudando a sua indústria a economizar tempo e dinheiro.

Afinal, calculando os custos de manutenção, entendemos que precisamos considerar não apenas o valor de uma peça nova e os serviços de reparação envolvidos, mas também os custos administrativos.

Com essas informações, decidimos qual tipo de manutenção é o ideal para adotar.

Por isso, trouxemos algumas maneiras pelas quais é possível identificar o valor positivo de se adotar o modelo de manutenção preditiva na sua indústria, vamos lá?

Benefícios da manutenção preditiva para a sua indústria

  • Prevenção de falhas graves

Com a manutenção preditiva é possível identificar problemas com potencial antes que ocorram falhas graves nos equipamentos. Isso por sua vez evita paradas não planejadas e prolongadas na produção, minimizando os custos associados à interrupção das operações.

  • Programação de manutenção oportuna

Ao monitorar continuamente o estado dos equipamentos, a manutenção preditiva permite programar intervenções de manutenção no momento mais oportuno. Isso significa que podemos substituir ou reparar as peças antes que elas atinjam o ponto de falha, evitando tempo de inatividade desnecessário e reduzindo os custos de mão de obra.

  • Uso eficiente de recursos

A manutenção preditiva ajuda as empresas a utilizarem seus recursos de forma mais eficiente, evitando a substituição prematura de peças e maximizando a vida útil dos equipamentos. Isso reduz, por sua vez, os custos de manutenção ao longo do tempo e otimiza o uso de materiais e recursos financeiros.

  • Planejamento de orçamento

Com a manutenção preditiva, as empresas podem planejar seus orçamentos de manutenção de forma mais precisa, estimando os custos futuros com base nas condições reais dos equipamentos. Isso ajuda a evitar surpresas financeiras e permite uma alocação mais eficiente dos recursos financeiros da empresa.

  • Aumento da produtividade

Ao minimizar o tempo de inatividade não planejado e garantir que os equipamentos estejam funcionando de forma eficiente, a manutenção preditiva ajuda a maximizar a produtividade das operações industriais. Isso permite que as empresas atendam às demandas dos clientes de forma mais consistente e atendam aos prazos de produção com mais confiabilidade.

O que o mercado tem a nos dizer?

Além desses pontos, também trouxemos uma informação de mercado que enfatiza o quanto o uso da manutenção preditiva aliada à tecnologias com IA (inteligência artificial) pode potencializar e melhorar os resultados da sua indústria.

Em um artigo recente da Starse, ela trouxe que a empresa SIEMENS focada em automação industrial, implementou diversos sistemas de manutenção preditiva com o objetivo de otimizar a gestão de ativos e reduzir custos operacionais.

Com isso, a empresa conseguiu obter:

-> Redução de 10% nos custos operacionais

-> Aumento de 2% no lucro líquido da empresa

Dessa maneira, conseguimos concluir o quanto é vantajoso investir em manutenção preditiva quando a estratégia é economizar tempo e dinheiro, ao evitar falhas de equipamentos, programar manutenção de forma oportuna, utilizar recursos de forma eficiente.

Além disso, planejar orçamentos com mais precisão e aumentar a produtividade geral das operações industriais, gerando não somente um impacto positivo nos resultados financeiros e nos indicadores operacionais, mas também na competitividade das empresas no mercado.

Não deixe de aproveitar essa oportunidade de transformar a sua indústria com a manutenção preditiva em conjunto com a tecnologia dos sensores de vibração.

Entre em contato com um de nossos especialistas e invista em projetos inovadores e estratégicos que possibilitem a otimização dos processos, geração de valor e o crescimento da sua empresa.

Leave A Comment