O Gráfico Cascata (ou Cascata Espectral) é um gráfico interativo em 3D que permite visualizar uma sequência de dados de espectro coletados pelos sensores inteligentes de vibração e temperatura Tebe NXG.

Em outras palavras, o gráfico apresenta a evolução de uma série de espectros de um mesmo ponto de monitoramento, em momentos distintos.

Isso permite que se tenha um melhor entendimento das tendências nos espectros ao longo do tempo, sendo possível identificar o surgimento de falhas prematuras e/ou mudanças na condição de operação do equipamento em termos de faixas de frequência.

Assim, é possível intervir em estágio inicial a fim de prevenir uma parada inesperada do ativo.

Função

Com esse recurso, é possível acompanhar:

  • A evolução de níveis em uma banda específica
  • O surgimento de harmônicos; e
  • Variações na frequência fundamental de máquinas rotativas

Em suma, o Gráfico Cascata é uma ferramenta muito útil para analisar se o comportamento da máquina está se alterando com o tempo. Por exemplo, se em determinado momento o primeiro harmônico começa a ser o maior, significa que o comportamento dinâmico da máquina está passando por uma alteração.

Outra aplicação muito interessante e crucial é a verificação de ressonâncias em ativos. Ventiladores industriais que possuem inversores, por exemplo, podem apresentar frequências destacadas de acordo com mudanças na rotação do equipamento, sendo esse um forte indício de que as frequências naturais do equipamento estão sendo excitadas.

As tendências que podem ser observadas no espectro são do Envelope do sinal, do espectro de Aceleração e do espectro de Velocidade.

Falhas comuns identificadas em cada métrica

Envelope: Rolamento e engrenamento.

Aceleração: Rolamento, engrenamento e lubrificação inadequada.

Velocidade: Desalinhamento, desbalanceamento e folgas.

Quer conferir o gráfico cascata na prática?

Se você ainda não é nosso cliente, agende uma demonstração gratuita e veja o IoTebe em funcionamento!

Leave A Comment