Como a TRANSPETRO transformou 9 dias de corretiva em 5 horas de manutenção planejada

SOBRE A TRANSPETRO

A Transpetro, empresa do grupo da Petrobras, é a líder em transporte de óleo e derivados da América Latina, impulsionando o desenvolvimento do país com uma infraestrutura robusta e soluções inovadoras.

Operando extensa malha de dutos, terminais aquaviários, terrestres e frotas de navios, garantindo o escoamento seguro e eficiente da produção de óleo e gás do Brasil. A empresa também investe em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para aprimorar suas operações e reduzir o impacto ambiental.

Em Abril de 2022, a Tebe foi contratada pela companhia para um projeto piloto de monitoramento online.

Os sensores foram instalados em quatro conjuntos de motobomba do sistema de bombeio de óleo combustível da TRANSPETRO:

3 conjuntos com motor elétrico

1 conjunto com motor a combustão

ALERTA ENVIADO PELA PLATAFORMA

Em julho, a equipe da TRANSPETRO foi alertada via e-mail pela ferramenta IoTebe sobre o aumento crítico da vibração em um dos conjuntos monitorados.

O histórico dos espectros no IoTebe vinha demonstrando aumento dos harmônicos (frequências específicas de vibração), podendo caracterizar folga mecânica, desalinhamento ou falha no acoplamento.

Após verificar os dados, a parada do equipamento foi solicitada, para que fosse realizada uma inspeção em campo. Durante a inspeção, foi identificado o rompimento de uma das lâminas do acoplamento.

As lâminas foram substituídas imediatamente por lâminas novas (sobressalente estratégico) e o equipamento voltou a operar. A equipe, então, verificou a plataforma em tempo real e que os níveis de vibração haviam voltado ao normal.

A SOLUÇÃO

Em janeiro do mesmo ano, antes do monitoramento online, uma falha semelhante acarretou em 9 dias de indisponibilidade devido ao reparo em emergência. Já em julho, a falha foi detectada com antecedência via IoTebe, de forma que dentro de 5 horas o equipamento já estava rodando normalmente.

Dada a rapidez e a assertividade na identificação e correção dessa falha, a TRANSPETRO não só diminuiu consideravelmente o custo de manutenção e o tempo de parada, como também aumentou a segurança operacional e se manteve dentro da logística e programação da PETROBRAS. E isso já nos 3 meses iniciais de implementação da TEBE.

RESUMO

ROI de 20x em
menos de 3 meses

R$ 700 mil economizados

Redução de
9 dias de parada

Conheça a tecnologia que ajudou a Transpetro a economizar mais de R$ 700 mil com o monitoramento online de seus ativos.

Preencha o formulário e fale com um dos nossos especialistas.