O objetivo deste artigo é mostrar como identificar falha no rolamento do Desfibrador da moenda de cana da Usina Santa Lúcia logo no estágio inicial.
Os rolamentos são componentes de muita atenção na operação de máquinas industriais, pois em muitos casos a falha total deste elemento acontece de maneira suave, sem “alarmar” a manutenção.
O Desfibrador da moenda de uma Usina de Açúcar e álcool é responsável por “desfibrar” a cana de açúcar que foi colhida em campo, sendo em muitos casos a primeira máquina a ter contato com a cana picada proveniente da colheita. É um equipamento que é submetido a muito esforço, impacto e trabalho pesado em seu ciclo operacional, sendo de grande importância para o funcionamento da Usina – se um rolamento do Desfibrador parar, a Usina inteira para, gerando prejuízos e perdas que nenhuma empresa quer.
Pensando nisso, a Usina instalou os sensores Tebe NXG no mancal mostrado abaixo.
A marca do rolamento é SKF e seu modelo é 23152CCW. Assim como a Usina configurou essa informação diretamente em nossa plataforma, você também pode para poder visualizar as frequências de falha do mesmo.
O gráfico acima mostra a Frequência de Falha do elemento rolamento (BSF), equivalente a aproximadamente 60 Hz – destacada. Podemos observar a evolução da amplitude dessa frequência utilizando o recurso Cascata:
Falha evitada
Analisando um Desfibrador, no fim da safra de 2021 em novembro, foi identificado desgaste dos rolamentos devido ao uso e oxidações no conjunto.
Vários elementos apresentaram marcas e oxidações, evidenciando a frequência de falha destacada no espectro de envelope.
Os rolamentos sofrem por forças excessivas, principalmente por desbalanceamento do rotor ou desalinhamento entre as máquinas acopladas, o que resulta em desgaste em suas pistas e deterioração do material.
Implementar medidas preventivas é crucial para garantir a integridade e a longevidade dos rolamentos.
A temperatura é outro fator importante que estava sendo analisado, pois o desgaste do material acaba prejudicando a lubrificação e aumentando a temperatura do mancal.
Monitorar sempre esse parâmetro é válido para compreender o perfil de operação da máquina, já que esse aumento indica falhas mais avançadas.
“A plataforma IoTebe nos ajudou a perceber detalhes mais sutis, como a operação despadronizada de algumas máquinas entre os diferentes turnos.
A tendência de vibração ao longo do tempo nos mostrou o desgaste dos martelos, o que ajudou muito a decidir de maneira bem mais sensata a hora de programar a manutenção do desfibrador, por exemplo.
Quanto à temperatura, o monitoramento constante dos mancais também nos permitiu identificar a falta de óleo na máquina”.
Rafael Ometto Amaral
Gerente Industrial na Usina Santa Lúcia, Araras/SP
Todavia, decidiram trocar o rolamento para iniciar a safra de 2022, levando em consideração a importância do Desfibrador para a produtividade da planta.
O gerente industrial da Usina disse ainda: “percebemos um ganho significativo em monitorar a saúde das máquinas com as ferramentas da Tebe, sendo possível tomar decisões na entressafra como hibernar ou não o equipamento para a manutenção pesada.”
Quer saber como o TEBE NXG pode aumentar a confiabilidade dos ativos na sua indústria? Converse com nossos especialistas.