Modernização da manutenção: A Usina São João (USJ), localizada em Araras – SP, implementou em maio deste ano o sistema de monitoramento online da Tebe para aumentar a disponibilidade dos seus ativos. A usina produz açúcar, etanol e bioenergia e está em atividade desde 1944.
Sua longevidade e tradição, entretanto, não impediram que USJ adentrasse na Indústria 4.0 e modernizasse seus processos de manutenção. A adoção das tecnologias da Tebe já têm surtido resultados consistentes no dia a dia dos manutentores da usina.
Nossa equipe entrevistou dois profissionais que estão atuando na linha de frente da manutenção preditiva da USJ: Luan Marcos Degaspari e Silvio Cesar Pereira.
Luan é Técnico de Manutenção e trabalha na área há 8 anos; enquanto Silvio é Coordenador Agroindustrial de Planejamento e Confiabilidade há 18 anos.
Primeiros resultados na Usina São João
A Usina São João optou por monitorar, em um primeiro momento, seus equipamentos mais críticos, localizados na moenda e na fabricação de açúcar.
Nas palavras de Silvio, a Tebe “apresenta uma solução que tem se mostrado muito aderente às expectativas da organização no que diz respeito à confiabilidade dos ativos dinâmicos.”
Tanto Luan, quanto Silvio estão em constante contato com a equipe técnica da Tebe, cultivando a cultura de monitoramento dentro da USJ.
Esse empenho e trabalho conjunto permitem que a usina detecte falhas com antecedência e compreenda melhor como a produção influencia a condição dos ativos.
“A instalação, apesar de recente, nos trouxe uma visão continuada relacionada à saúde dos equipamentos, e tem nos permitido fazer análises importantes sobre causas de eventuais falhas potenciais.” Apontou Silvio,
Uma mudança significativa na rotina de manutenção
Segundo Luan, a principal mudança no seu dia a dia de trabalho com a instalação da Tebe foi “otimizar o sistema de coleta e análise de vibração com uma interface interativa e de fácil manuseio“. Ele destaca, ainda, que houve uma facilidade em obter as informações que necessita, sendo esse o maior benefício do sistema na sua opinião.
Silvio, por sua vez, considera que as maiores vantagens têm sido “a continuidade dos monitoramento e o histórico de variações de processo que trazem impacto para os ativos.”
Modernização da manutenção: Benefícios para toda a usina
Os dois profissionais concordaram que a Usina como um todo tem se beneficiado do sistema de monitoramento online. Eles afirmaram que não é útil apenas para a manutenção preditiva, mas também traz benefícios para outras áreas.
Silvio acredita que “a operação como um todo tem a ganhar, pois muitas vezes as condições operacionais levam os ativos a condições inadequadas e, posteriormente, a falhas.” Já Luan relata que a tecnologia pode beneficiar todas as áreas “pois auxilia nas tomadas de ações e traz uma segurança operacional“.
Eles destacam ainda que na tomada de decisões ter facilidade contribui muito para o aumento de disponibilidade de máquinas e da modernização da manutenção.
Silvio menciona a curva PF e comenta que esse valor surge “através da identificação de falhas ainda em estágio inicial, sendo possível o planejamento das ações corretivas.”
Perspectivas de expansão do sistema na manutenção
Questionado sobre como vê o futuro do monitoramento online em usinas de açúcar e álcool em 5 anos, Luan disse que vê “um futuro crescente que englobe todos os equipamentos críticos da planta, aumentando assim a disponibilidade industrial”. Silvio concordou, dizendo que projeta “a expansão do monitoramento para todos os ativos críticos da planta.”
O sistema preditivo implantado na Usina São João para modernização da manutenção
O sistema de monitoramento online da Tebe usa a Internet das coisas e lA para gerenciar a saúde de equipamentos de forma remota e inteligente.
Ou seja, não é mais preciso estar presente no mesmo espaço que as máquinas para saber em quais condições elas se encontram.
Isso é possível graças aos sensores sem fio TEBE NXG, que se fixam em máquinas e captam dados de vibração e temperatura 24h por dia.
Um gateway coleta esses dados e os envia para a plataforma online IoTebe, onde realizamos análises precisas e recebemos insights valiosos para a manutenção
Clique aqui para saber mais sobre a tecnologia que tem sido parceira da modernização da manutenção na USJ.