Em um primeiro momento, entendemos que o benefício do monitoramento online é para a Manutenção, para prevenção de falhas. Mas, percebemos que a Operação também ganhou muito, especialmente com a adoção da tecnologia nas Usinas de Açúcar e Álcool.
Isso porque a operação dessas usinas é dinâmica e existe uma grande preocupação com a disponibilidade de máquinas. Como o setor só opera em período de safra, qualquer parada causa impactos significativos na indústria e na logística da cana de açúcar, afetando uma cadeia imensa que vai muito além dos programas de manutenção.
Cultura baseada em dados
A maioria das usinas, hoje, possui uma sala que é o Centro Operacional Integrado (COI). Lá é possível enxergar todo o processo industrial, monitorando aspectos como a pressão a vapor das caldeiras, a temperatura dos equipamentos, entre vários outros parâmetros operacionais dos ativos. Fazemos uma Gestão à vista em sua mais pura essência
O que temos percebido é que as usinas estão começando a colocar a tela da IoTebe nesses centros operacionais. Desde as primeiras aplicações da tecnologia, já notamos o interesse em projetar a plataforma em telas para toda a equipe no chão de fábrica. Isso é muito benéfico, pois permite que o máximo de pessoas monitore os ativos 24 horas por dia e acione a Manutenção ao menor acontecimento.
Nessa investigação, inclusive, é possível identificar que às vezes não se trata de um problema de Manutenção, mas sim da própria Operação em si. Isso aconteceu na Usina São João em setembro do ano passado.
Como a Usina São João Fez usando o monitoramento online
O sistema detectou picos de vibração em um Picador de moenda no parque industrial da Usina São João em Araras, São Paulo.
A equipe da USJ notou que os picos aconteciam sempre em um turno específico. Investigando mais a fundo, descobriram que havia um aumento na quantidade de cana processada durante esse período, de forma exigir mais do equipamento.
Regularizamos o processo para manter um padrão na quantidade de cana e reduzir o esforço da máquina, Após essa mudança, foi possível notar que a oscilação da vibração reduziu:
De forma secundária, isso contribuiu muito para a manutenção. Quanto menos esforçamos o equipamento, menores são as chances de ocorrer um desalinhamento, uma quebra de rolamento, ou desbalanceamento. Preservamos a vida útil das peças, e assim, evitamos paradas corretivas.
No final das contas, o grande benefício do monitoramento online é evitar quebras inesperadas e todas as suas consequências (acidentes, gastos excessivos, lucro cessante) de forma rápida e efetiva.
O sucroalcooleiro, portanto, tem se mostrado muito alinhado com as melhores práticas da Preditiva 4.0.
Para conhecer melhor o monitoramento online da Tebe, o queridinho no setor, entre em contato com a nossa equipe.