Hoje, trazemos um caso de sucesso no diagnóstico e prognóstico de um defeito de rolamento em um desfibrador de Moenda em Usina Sucroalcooleira.
Como tudo começou…
Tudo começou quando a equipe da Usina recebeu um alerta, no dia 15/07 (sábado) às 11:15, sobre um grande aumento na vibração do equipamento, visível especialmente no gráfico de aceleração.
A equipe fez uma análise remota dos dados e identificou um defeito de rolamento.
Além disso, a equipe programou uma curta parada para inspecionar os mancais e investigar o estado do rolamento. Ao abrir o mancal, a equipe de manutenção identificou uma trinca na pista interna do rolamento. Após avaliar os danos, constatou que o componente não apresentava marcas agressivas.
Assim, a equipe liberou o equipamento para operação, com acompanhamento online constante pela Manutenção. Eles programaram a intervenção para o dia 17/07 (segunda-feira).
Intervenção na hora certa!
Com o monitoramento online do ativo, a equipe se sentiu confortável em programar a intervenção para segunda-feira, visto que pôde manter os olhos na evolução do defeito. Isso trouxe bem mais assertividade na tomada de decisão, evitando prejuízos com uma parada sem a devida necessidade.
No gráfico global de aceleração abaixo, notamos que a intervenção no dia 17/07 controlou a vibração e a trouxe de volta aos parâmetros normais.
Nas imagens abaixo, podemos ver a trinca que ocasionou os alarmes de vibração na plataforma, bem como o desgaste excessivo na bucha do componente.
O desfibrador é um equipamento muito crítico nas Usinas. Se ele parar, toda a produção da planta para.
Por esse motivo, a ação rápida do pessoal da Usina foi imprescindível para manter uma performance de alto padrão. E isso só foi possível graças ao diagnóstico precoce do defeito.
O rolamento que apresentou a trinca era um rolamento novo, com apenas 3 meses de uso. Se a Usina apostasse todas as suas cartas na preventiva, poderia ser tarde demais.
A quebra de um rolamento pode trazer acidentes de trabalho, tendo em vista que ele pode expelir com grande força componentes metálicos. Além disso, rolamentos com defeito também podem trazer danos aos maquinários, causado pelo desalinhamento do eixo, afetando o desempenho e a precisão com que o equipamento trabalha. Como a Usina conseguiu programar a troca do rolamento em uma parada planejada, otimizou seus custos e maximizou sua produção.
Para conhecer o monitoramento online de ativos usado pela Usina, entre em contato com nossos especialistas.