SOBRE A USL
A Usina Santa Lúcia, é uma das principais produtoras de açúcar e etanol na cidade de Araras, interior de São Paulo.
Fundada em 1910, a empresa acumula mais de um século de experiência no setor sucroalcooleiro, sempre buscando aliar tradição e inovação para garantir sua competitividade e sustentabilidade. Um dos compromissos da empresa é o investimento constante em tecnologias de ponta para otimizar a produção e a eficiência energética.
O INÍCIO DA PARCERIA
A USL chegou até a Tebe com o objetivo de otimizar a gestão de ativos e reduzir suas horas de manutenção corretiva. Na safra de 2021, a USL teve 15,3 horas de parada no sistema de preparo, com 3.883 horas de operação.
Na safra de 2021/2022, a Usina Santa Lúcia fez uso do monitoramento online da Tebe para acompanhar a saúde dos seus ativos. A usina processou mais de 1.480.000 toneladas na safra e, com a ajuda da manutenção preditiva, teve 94,28% de disponibilidade da planta, um aumento de 6 pontos percentuais em relação à safra anterior.
E no ano, foram 5,7 horas de parada no sistema de preparo, com 4.043 horas de operação. Ou seja, na última safra houve uma redução de cerca de 10 horas de parada, resultando numa economia de aproximadamente R$300 mil.
O segredo para essa conquista foi a visão de melhoria contínua da USL. Investindo em tecnologia de ponta, a usina otimizou seus processos e ZEROU a manutenção corretiva no ano de 2022.
José Aparecido, Encarregado de Manutenção Industrial que está na empresa há 26 anos, conta que durante todo esse tempo a USL procurou fazer com que a usina evoluísse em termos de conhecimentos e melhorias. Ele diz que, com a Tebe, eles encontraram a ajuda que buscavam.
“Nós tínhamos, antigamente, uma empresa que vinha mensalmente fazer os levantamentos. E com o pessoal da Tebe nós passamos a ter esse conhecimento do equipamento 24 horas na nossa mão”, conta José.
Para Adalberto Ortolani, Supervisor de Moendas, a modernização foi ótima. “Antes eu acompanhava na experiência, e agora não. Agora eu pego, entro na minha sala, ligo o computador e já sei como a máquina está trabalhando. Eu consigo ver até da minha casa!”
A REALIDADE ATUAL
Em 2023, a USL elevou seu sistema de monitoramento, intensificando a atenção aos alarmes e impulsionando tomadas de decisões mais precisas. A parceria resultou em um marco notável: a redução pela metade da troca de martelos, antes frequente devido ao desbalanceamento do rotor.
Com o monitoramento constante do desfibrador de cana-de-açúcar, a frequência de troca do componente diminuiu de 6 para 3 vezes, resultando em um custo total evitado de R$270.000 durante a safra.
Desfibrador de moenda – USL / Fonte: USL
Esta é apenas uma das diversas melhorias encontradas na parceria com a Tebe.
Com sensores instalados em mais máquinas e maior monitoramento, a usina já garantiu um aumento de mais de 4x no ROI e redução de mais de 10 horas em paradas de máquina.
Mais casos detectados em outras máquinas:
Detecção antecipada e intervenção planejada para a entressafra
Foi identificado um defeito de rolamento no mancal LOA do ventilador primário, por meio de análise dos dados e com o monitoramento online dos parâmetros de vibração de aceleração e temperatura possibilitou que a intervenção fosse postergada para a entressafra.
Folga na tampa traseira da Eletrobomba
Foi identificada uma folga na tampa traseira da eletrobomba e com isso, foi estendida a intervenção nesse equipamento para a entressafra, por ter a segurança do monitoramento online e dos alarmes que a ferramenta consegue emitir.
Análise de defeito de rolamento em estágios iniciais
A plataforma identificou um aumento de vibração no desfibrador de moenda e, com a análise remota dos dados, foi identificado um defeito de rolamento.
Apesar de o defeito ainda não apresentar marcas agressivas, a equipe conseguiu programar a intervenção para investigar o componente novamente.
RESUMO
*Dados referentes à safra 2022
Faça como a USL e revolucione sua indústria com as tecnologias Tebe.
Preencha o formulário e fale com um de nossos especialistas.
Newsletter Força Motriz
Todo mês novidades para sua indústria